domingo, 25 de novembro de 2007

Recém-formado: saiba como se destacar nas seleções para trainees


Começaram os principais processos seletivos para trainees, das grandes empresas nacionais e multinacionais. Essa é uma ótima oportunidade para os recém-formados, que estão em busca do primeiro emprego na área e que podem ganhar salários de até R$ 4 mil por mês.

Algumas dessas vagas, colocam como pré-requisitos: disponibilidade de mudanças ou viagens, inglês e outro idioma fluent, formação sólida e cursos extra-curriculares. Além disso, buscam recém-formados que tenham garra/Iniciativa, facilidade para trabalhar em equipe, capacidade empreendedora, responsabilidade, sejam criativos e inovadores.

Silvio Celestino, autor do livro "Conversa de Elevador - Uma fórmula de sucesso para sua carreira", comenta que é alto o nível de competitividade na seleção de trainees. "Grande parte desses processos utilizam até sete diferentes fases/testes para selecionar o seu candidato ideal, tornando a disputa muito acirrada. A grande pergunta é como o jovem pode, de forma sólida, atender todas essas demandas e conquistar a vaga, deixando para trás centenas de outros profissionais qualificados?".

Segundo Silvio, é fundamental um amplo preparo e um desenvolvimento humano que garantam o rendimento adequando em todas as fases do processo. Ele dá algumas dicas de como o novo profissional deve se comportar nas seleções:

· Não pare de estudar. Seu conhecimento pode rapidamente tornar-se obsoleto ou insuficiente para ser relevante para as empresas. Uma nova formação acadêmica, uma pós-graduação ou uma outra língua podem ser o diferencial

· Só prometa o que pode cumprir. Seja totalmente sincero em testes online e no preenchimento das fichas pois tudo será confirmado na entrevista pessoal ou no teste presencial.

· Vença sua timidez. Por mais competente que seja, se não souber se expressar nos momentos decisivos, como em uma entrevista, seu conhecimento ficará oculto.

· Busque o seu equilíbrio emocional. Pare para meditar alguns minutos antes da entrevista, assim você terá grandes condições de manter a calma e mostrar seu potencial.



(Matéria publicada por Leonardo Andrade)

Nenhum comentário: