quinta-feira, 8 de novembro de 2007

As linguagens da net




Fico vendo como as pessoas ao iniciarem a trocar mensagens pela Internet, começam a se utilizar de gírias para conversar. Me lembro quanto tudo começou, estava entrando no mesmo esquema de até pensar que as pessoas deveriam aceitar a minha nova forma de escrever. Pensei que seria uma coisa bem legal, mas acabou que comecei a utilizar-la no ICQ, e-mail até que um dia um cliente me perguntou que lingua que eu estava escrevendo a minha mensagem. Não tinha notado que estava escrevendo diferente... não notei que estava escrevendo errado... ou em outra lingua que não a lingua portuguesa.Fora as gírias da internet, também tem o caso do esquecimento do uso dos as pontuações, letras maúsculas, acentos e quando não, a própria redação fica esquecida. Eu me incluo nesta última lista e o pior, não há desculpa.Tenho me correspondido com diversas pessoas em todo o Brasil é o principal local onde as pessoas praticamente fazem questão de se utilizar os "naoum = não", "tc = teclar", "vc = você" entre outras. O pessoal da Índia, também usa algumas coisas parecidas, como "k = ok", e ai vai. Quando estou conversando com alguém que tem este hábito, faço questão depedir a tradução e procuro sempre manter a escrita correta para não cair no hábito e começar a escrever assim automaticamente.Muitas pessoas dizem que escrevem assim para economizar tempo... tempo?!?! Que tempo. Um texto bem escrito não vai demorar mais que 20% do tempo. Uma linha demora o que? 10 segundos? Então vai demorar no exagero uns 20 segundos? Penso que uma mensagem bem escrita é o mesmo que dentro de um diálogo, você falar de forma audível, clara e contínua, modulando sua voz para levar ao outro a sua mensagem. Imagine agora alguém falando com você utilizando uma gíria desconhecida para você ou até, falando baixinho?Minha recomendação é: EVITE utilizar tais "gírias" da Internet, para que não vire um vicio/hábito e você acabe enviando mensagens irreconhecíveis para as pessoas erradas. Escrever bem, seja em algum sistema de mensagens como o ICQ, Yahoo, MSN, AIM e entre muitos, é também um exercício da lingua portuguesa, bem como um bom exercício para suas idéias.

Aliás eu sou jornalista né....e isso pega mal..hehehehhehehehehehhehehehe...


Elton Piachoski

Nenhum comentário: