domingo, 25 de novembro de 2007

Chegou a hora do vestibular: saiba como escolher a carreira


Normalmente, é com 17 ou 18 anos que os jovens prestam vestibular. Na maioria dos casos, eles não têm conhecimento suficiente sobre todas as alternativas profissionais e acabam analisando e escolhendo somente as carreiras clássicas como: médico, engenheiro ou advogado; as mais abrangentes como administrador de empresas; e as contemporâneas: web designer, especialista em meio-ambiente ou bioenergia.

O Coach Silvio Celestino, autor do livro "Conversa de Elevador - Uma fórmula de Sucesso para sua carreira", explica como o vestibulando pode escolher conscientemente a área que vai atuar depois de formado. "Primeiro defina o que você quer, criando um cenário. Pense em qual ambiente prefere atuar, se na área comercial, industrial ou de serviços. Depois, pense nas pessoas. Você pode trabalhar com o alto escalão das empresas, com a média gerência, com o nível operacional, ou ainda com uma combinação de todos. Em seguida, estabeleça se prefere liderar desenvolvendo pessoas ou, simplesmente, interagindo com elas e com processos definidos. Se você se dá melhor criando ou seguindo regras e procedimentos pré-estabelecidos. Pense também em detalhes como: se você gostaria de desenvolver um trabalho onde possa viajar muito, ou se prefere algo mais estático e sem muitos deslocamentos. Observe também se gosta de falar com muitas pessoas ou ter reuniões mais reservadas. Se é focado em resultado ou se prefere ficar no apoio as áreas comercial e de marketing".

Segundo Celestino, essa estrutura cria o ambiente adequado para cada pessoa trabalhar e crescer profissionalmente, mas também é importante pensar no futuro. "Imagine como será o mundo daqui a 3, 5 e 10 anos, como estará o Brasil e a área que você deseja atuar. Fique sempre atento as matérias publicadas pela imprensa, elas dão uma boa visão sobre investimentos e o crescimento de determinados mercados, que vão gerar vagas e oportunidades. Juntando essas análises, o jovem terá mais chances de acertar a profissição".


(Matéria publicada por Leonardo Andrade)

Nenhum comentário: