domingo, 25 de novembro de 2007

O futebol como a solução dos nossos problemas. Será?


Pela segunda vez, o Brasil terá a responsabilidade de sediar e organizar uma Copa do Mundo. O que todos esperavam foi mesmo confirmado: a candidatura única do Brasil foi ratificada pelo Comitê Executivo da Fifa no último dia 30 de outubro. As opiniões são diversas em relação a este grande acontecimento do esporte mundial realizado a cada quatro anos. Será que temos plenas condições de sediar uma Copa do Mundo devido a tantos problemas do nosso país?

Com o título de “Futebol poderia voltar para casa e para o caos”, o jornal inglês “The Financial Times” faz algumas críticas à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A publicação critica a capacidade de organização do Brasil, a corrupção e a infra-estrutura do país. O jornal traz a realidade em que, nós brasileiros enfrentamos nos últimos anos. É mensalão pra lá, cpi’s pra cá, má infra-estrutura em educação e saúde, caos nos aeroportos, entre outros problemas.

Para que a Copa do Mundo seja realizada, o país deverá investir pesado nos estádios, nos transportes e, principalmente, na segurança pública. E de onde sairá tantas verbas?? O Ministro do Esporte, Orlando Silva, já adiantou que os recursos para o investimento no evento virão de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Já em entrevista para o site UOL, o presidente da CBF Ricardo Teixeira diz que esta competição será organizada com “aquele jeitinho brasileiro,com muita alegria e muito samba”.

Para a agência federal de comércio exterior alemã diz que a economia brasileira deverá lucrar com a Copa de 2014. A publicação diz ainda que o torneio deverá gerar milhares de empregos e também melhorar a imagem do país no exterior. Em 2006, mesmo a Alemanha não ter levantado a taça, o país ganhou mesmo assim: o governo, o setor de turismo e o empresariado em geral fizeram um balanço positivo do torneio para a economia. O que seria uma vergonha para os colarinhos brancos de Brasília um evento esportivo dar vida nova a todos os brasileiros.

O presidente Lula afirmou em edição especial do programa de rádio Café com o Presidente, que o governo já trabalha para melhorar a infra-estrutura do país para a realização da Copa do Mundo de 2014. É lógico que o Brasil tem o seu lado positivo para mostrar as outras entidades, como as nossas paisagens, praias e o calor do povo brasileiro, mas pra que esperar tanto se podemos começar desde já, a mudança e melhoria em todos os setores da nossa nação.

Agora se a Copa do Mundo é capaz dessa mudança, neste caso, chega de eleições, políticos que prometem tudo e não cumprem nada, ou seja, vamos dar um basta na nossa democracia política, apesar de sempre acreditar em nosso sistema. Colocamos total confiança em pessoas que prometem soluções e nada fazem. Então, vamos eleger os Jogos Pan-americanos, Copa do Mundo e outros esportes para melhorar essa situação precária que o país atravessa já faz algum tempo. Já que até o nosso presidente Lula diz que futebol é a "coisa mais democrática do planeta".

E é ai que surge a pergunta: Será que uma Copa do Mundo poderá ser a solução dos nossos problemas? Para a nossa Ministra, o importante é “relaxar e gozar”.


(Matéria publicada por Leonardo Andrade)

Nenhum comentário: